A crise financeira que assola o País tem feito muitas pessoas se arriscarem nos estudos visando à obtenção de um cargo público, principalmente em razão da estabilidade e manutenção dos vencimentos. Mas Como passar em um concurso público?

A opção de se dedicar à carreira pública, seja qual cargo for, não é simples e exige do candidato uma preparação diferenciada, não bastando apenas abrir o edital e dissecar todo o seu conteúdo de forma desorganizada. Aliás, principalmente para as pessoas que não dispõem de grande tempo para estudar, o diferencial é a organização, até mesmo porque um estudo sem rumo não levará o candidato ao seu objetivo, principalmente porque no momento da publicação do edital, o conteúdo provavelmente não terá sido esgotado e mesmo que tenha o sido, a absorção do conteúdo programático na maior parte das vezes não é satisfatória.

Oque estudar para passar em um concurso Publico?

Como estudar e passar em um concurso públicoObviamente o primeiro passo é conhecer o edital do concurso público pretendido, ou seja, o candidato deve se familiarizar com todas as matérias que serão exigidas no certame e, mesmo antes da publicação do edital é possível esse conhecimento, através de consulta aos editais anteriores, que na maioria das vezes guarda grande semelhança com o próximo que será publicado.
Além desta familiarização, é importante que o estudante não deixe de lado matérias aparentemente secundárias ou com as quais possua maior dificuldade, pois estes pontos perdidos poderão fazer a diferença no momento da aprovação, até mesmo porque será um ponto que distinguirá o aprovado daquele que deverá iniciar toda a jornada novamente no próximo concurso a ser publicado.
Mas sem rodeios como passar em um concurso público? Talvez a principal característica que fará com que o estudante seja aprovado no concurso público é a disciplina. Mesmo que a pessoa disponha de um curto espaço de tempo para estudar, é importante que este período seja aproveitado com qualidade. A experiência mostra que mesmo pessoas com um tempo vasto para os estudos acabam não o usufruindo com qualidade e, por esta razão o tempo líquido de absorção das matérias acaba sendo ínfimo.

Não se distraia! Foco é a maior arma para passar em um concurso publico

distração na hora de estudar para concurso publicoAs razões para a dispersão são diversas, mas nos dias de hoje inegavelmente as redes sociais são inimigas e devem ser evitadas no momento do estudo. Assim, uma pessoa disciplinada desfruta de possibilidades maiores de aprovação, ao contrário de estudantes que se distraem facilmente e que, por tal razão encontrarão maiores dificuldades ao longo desta longa e árdua jornada que culmina na aprovação.
Por fim, mas não menos importante, é importante que o estudante tenha a chamada válvula de escape. Não é saudável, tampouco produtivo que o postulante ocupe seu tempo somente com o estudo, sendo imprescindível a prática de um esporte ou de uma atividade que traga satisfação pessoal. Momentos em família ou com os amigos ajudarão o estudante a superar os desafios e manter-se firme no seu propósito.
Se você, caro leitor almeja um cargo público, siga essas sumárias orientações e tenha certeza que está no caminho certo. Estamos juntos!

Equipe PIC.